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Título: Diretrizes para o uso racional da água : estudo de caso em ambiente universitário
Autor(es): MELO, Alessandra Alves da Silva
Palavras-chave: Meio ambiente; Recursos hídricos; Sustentabilidade; Água - Uso; Instituições de ensino superior
Data do documento: 19-Jun-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MELO, Alessandra Alves da Silva. Diretrizes para o uso racional da água : estudo de caso em ambiente universitário. 2024. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A água é fundamental à sobrevivência dos seres vivos e ao desenvolvimento de atividades antrópicas, devido à possibilidade dos seus múltiplos usos. Contudo, boa parte da população mundial enfrenta a escassez hídrica devido à quantidade e qualidade da água disponível. A perspectiva é preocupante, não apenas pelo crescimento da população, mas também pela ação antrópica excessiva e inconsequente deste recurso. Diante deste cenário, as universidades, como centros de ensino, pesquisa e extensão, são instituições com papel fundamental na produção e disseminação de conhecimento voltados à sustentabilidade ambiental. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo central analisar a demanda e a qualidade da água no ambiente universitário, visando propor um programa de uso racional da água no Departamento de Engenharia Química da UFPE. Para tanto, foi realizada a determinação da qualidade da água através de análises físico-químicas dos parâmetros de pH, cor aparente, turbidez, sólidos dissolvidos totais, condutividade elétrica a 25oC, alcalinidade de carbonatos, bicarbonatos e hidróxidos, dureza total, devida a carbonatos e não carbonatos, cloreto, sulfato, nitrito, nitrato, cálcio, magnésio, sódio, potássio e ferro. As análises microbiológicas corresponderam à pesquisa dos parâmetros de pseudomonas aeruginosas, coliformes totais e fecais. As amostras foram coletadas no mês de março do ano de 2024 em 4 locais dispersos pelo departamento de forma a atender os dois tipos de abastecimento (ETA/UFPE e COMPESA) que ocorrem no local. A metodologia utilizada para as análises físico-químicas e microbiológicas está descrita no Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater e os resultados obtidos foram comparados com os parâmetros da Portaria GM/MS No 888/2021. A metodologia também incluiu a caracterização da demanda hídrica na área de estudo que foi estimada por meio do método que leva em consideração a área construída, o número de funcionários e o número de bacias sanitárias do local. Por fim, fez-se a verificação da percepção da comunidade acadêmica a respeito do uso racional da água no DEQ através da aplicação de um questionário que abordou os conhecimentos e práticas ambientais sobre recursos hídricos. A pesquisa de percepção foi realizada entre os meses de março e abril/2024 e contou com a participação de 183 voluntários. Os resultados obtidos neste estudo permitem inferir que a água que abastece o DEQ não atende aos padrões de potabilidade para consumo humano exigidos na legislação vigente. Além disso, foi verificado que o consumo per capita de água na área de estudo foi semelhante ao de outras instituições públicas de ensino superior e abaixo do que foi estabelecido na literatura para edifícios públicos. A pesquisa de percepção com a comunidade acadêmica do DEQ sobre o uso racional da água constatou que o ambiente é favorável à implementação de um programa de uso racional da água, inclusive os participantes informaram que já realizam práticas de gestão ambiental em seus ambientes de convívio. Deste modo, a pesquisa em tela permitiu inferir que o ambiente estudado demanda adequações no sistema de tratamento e distribuição para que seja possível a utilização de água com padrões de qualidade aceitáveis segundo a Portaria GM/MS No 888/2021, bem como da implementação de práticas de ações ambientais que visem o uso racional da água no DEQ.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57113
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento e Meio Ambiente

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